quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Bum – Boot-up Manager: Instalação e Configuração


Essa é uma dica bem legal para quem vem do Mundo Windows e sente falta do famoso msconfig, o gerenciador de programas que iniciam com o sistema da Microsoft, pois existe um programa melhor ou tão bom quanto o programa da empresa de Redmond, seu nome é Bun – Boot-uo Manager.

 


Vamos a instalação, o de sempre: Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu na janela que se abre devemos digitar apenas bum


Com o termino da instalação teremos acesso ao nosso programa no menu: Sistema > Administração > BootUp-Manager



O funcionamento do software é bem simples lembrando muito o msconfig do Windows, basta desmarcarmos os programas que não queremos mais que se inicie com o Ubuntu. E acreditem existem programas que iniciam junto com o Boot que são completamente inúteis no meu caso por exemplo o Serviço de Bluetooth estava marcado para iniciar com a maquina sendo que eu nem tenho um chip Bluetooth no meu PC. Mais prestem a atenção existem entradas muito importantes que não devem ser desmarcadas tomem cuidado ao usar o aplicativo.

Marcando a opção Advanced novas abas são apresentadas: Services que serve para parar os serviços em execução na maquina e startup and shutdown scripts que servem para ativar ou desativar scripts na inicialização ou finalização do sistema.