terça-feira, março 02, 2010

Cheese: Utilitário Bacana para Webcans


Hoje vou mostrar um pouco desse aplicativo, um utilitário muito bacana parecido com o Photo Booth do Mac OS X utilizado para a captura de fotos e filmes com alguns efeitos bacanas e divertidos.





A instalação dele é bem simples basta acessar o Central de Programas do Ubuntu e pesquisar por cheese no campo de pesquisas. Depois clicar em instalar.



Depois de instalado para ter acesso ao aplicativo devemos ir ao menu: Aplicativos > Multimédia > Cabine de webcam do Cheese.




Seu uso é muito simples bastando selecionar se vai ser foto ou vídeo ou fotos em sequencia e depois clicar em Tirar uma foto ou iniciar gravação quando escolhido a opção vídeo.



Outra função interessante é a de escolha de efeitos para incrementar suas fotos bastando clicar no botão efeitos e uma janela com varias opções de efeitos é apresentada.

 

Basta escolher qual efeito mais agradar e clicar novamente em Efeitos, a partir dai todas as fotos ou filmagens ficaram com o efeito selecionado. Para voltar a maneira normal basta clicar na opção sem efeitos.

 

Acessando o menu: Editar > Preferencias, temos acesso as preferencias do aplicativo, lá é possível escolher a resolução se seu modelo de webcam permitir, definir as propriedades da imagem e escolher quantas fotos serão tiradas no modo de sequencia de fotos e também escolher o tempo de intervalo.