quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Super Nintendo no Ubuntu: ZSNES


Atendendo a pedidos eu vou mostrar como instalar e configurar esse ótimo emulador de Super-Nintendo no Ubuntu. Existem outros emuladores como o Snes9x mais a minha escolha foi o ZSNES por ser mais compatível com jogos mais pesados como Top Gear 3000 por exemplo.

 

A instalação como sempre é facil basta irmos em, Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu e no campo de pesquisa digitamos: zsnes

 

feito isso escolhemos a primeira opção: Emulador ZSNES.





A primeira providencia a tomarmos antes de usar o emulador e baixar os arquivos de ROMS em um site especializado no assunto, eu recomendo esse pois tem uma variedade muito grande de roms de Super-Nintendo.

Baixada a Rom eu sugiro que se crie uma pasta no diretório Home com o nome de SNES Roms. Nesse local devemos colocar os arquivos que baixamos do site de roms.

 

No meu caso ficou assim.


Após a instalação para termos acesso ao nosso emulador de Super-Nintendo devemos ir em, Aplicativos > Jogos > ZSNES Emulator.

A primeira janela se se apresenta a nos é essa:

 

Agora Vamos as configurações iniciais: no menu Config devemos configurar nosso controle(caso tenhamos um controle USB) ou o teclado, por padrão ele jé vem configurado basta prestar a atenção nos botões escolhidos por ele, mais também é possível escolher a melhor combinação de botões para cada um. 


Vídeo: no mesmo menu, Config, existe uma opção chamada vídeo nela selecionamos o tamanho da tela para jogarmos ou no modo Window (W) ou no modo Full Screen (F). lembrando que se sua escolha for o modo Window basta apertar a combinação de teclas Alt + Enter para mudar para a tela cheia, e também para voltar para o modo janela.
 
 

Som: no mesmo menu devemos agora selecionar a opção: SOUND, nessa opção apenas deixe a tela como esta da figura abaixo.

 
Basicamente respeitando essas configurações seu emulador esta pronto para ser usado.

Para começarmos jogar vamos ao menu: Game > Load:

 

Essa janela ira abrir, nela devemos no lado direito escolher onde estão as Roms que são os arquivos dos jogos em si, se você fez a pasta no diretório /Home/ROMS SNES/ basta dar um duplo na pasta para que os arquivos sejam listados na parte esquerda da janela. Se tudo foi seguido como explicado é só dar um duplo clique no arquivo no lado esquerdo que o jogo começa.

 

Eis o emulador em funcionamento. Lembrando que em qualquer momento do jogo é possível salvar seu progresso apertando a tecla F2 e para carregar F4.