sábado, fevereiro 06, 2010

Compartilhar Arquivos e Pastas em Rede no Ubuntu


Compartilhar arquivos e pastas em redes no Ubuntu quando ele fizer ou não parte de uma rede Windows é mais fácil do que parece e nem precisa ter um conhecimento avançado em redes Linux para faze-lo, vamos lá:




Escolha a Pasta a ser compartilhada na rede, escolhida a pasta clique com o botão direito. E selecione, Opções de Compartilhamento.


 


Fazendo isso o sistema ira indagar sobre a instalação de pacotes adicionais, clique em instalar serviços.


Serão baixados dois arquivos, que são necessários para o funcionamento do compartilhamento de arquivos em redes Windows.

 

Ao final do Download dos arquivos será necessário reiniciar o computador...



… após o reinicio volte na pasta escolhida, clique com o botão direito do mouse novamente na pasta, selecione Opções de Compartilhamento novamente e habilite o compartilhamento como na figura abaixo.

 

Mais calma que ainda não acabou para dar certo tudo isso que foi feito antes precisamos alterar um arquivo de configuração do SAMBA, programa responsável pelo compartilhamento de arquivos entres maquinas Windows e Linux, abra uma janela do terminal e digite:
 



Na janela que se abriu procure pelo texto como esta na figura abaixo e mude onde esta grifado nome do Grupo de Trabalho na (s) maquina(s) Windows. Salve e reinicie o computador novamente.

 

Reinicie novamente.
Fazendo isso automaticamente o Ubuntu ira compartilhar uma impressora (caso exista uma impressora instalada no Ubuntu).

Para verificarmos se deu certo é só ir em Locais > Rede.