sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Cliente de Blogs no Ubuntu: Bilbo


Esse aplicativo é uma ótima pedida para blogueiros que não gostam e acham simples demais os editores online dos  servidores de blogs que costumamos usar. Mais para quem usa o Ubuntu existe uma boa opção para a editoração de posts para seu blog direto de seu desktop, e até mesmo offline. Seu nome é Bilbo aplicativo desenvolvido para o KDE mais que funciona perfeitamente com o Gnome.

 


Vamos a instalação: na instalação do Bilbo usaremos a Central de Programas do Ubuntu para isso vamos ao menu: Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu. Lá no campo de pesquisa devemos digitar: bilbo, e instalar o aplicativo.

 

Terminada a instalação para termos acesso ao Bilbo devemos ir no menu: Aplicativos > Internet > Bilbo

 

A configuração do Bilbo é bem simples, apenas devemos preencher os dados da figura abaixo com nossos dados referentes a nosso blog, e depois clicar em auto configurar. Funcionou comigo com o Blogger e Wordpress com outros CMS's não testei mais acredito não haver problema.

 

Caso esse assistente não apareça logo que o Bilbo for instalado para ter acesso a ele, devemos ir no Menu: Blog > Adicionar Blog.

A interface do aplicativo é bem simples os comandos estão bem posicionados, enfim é bem fácil de usar.

 

Selecionando a opção Pré-visualização de publicação é possível ver como a postagem ficaria já com o tema padrão de seu blog.

 

Na caixa de ferramentas a direita da janela é possível: acessar postagem antigas, acrescentar tags , agendar a postagem para uma data posterior entre outras funções. Ao final da postagem basta apenas clicar no botão enviar.