sábado, janeiro 30, 2010

Instalação e Configuração do KOrganizer

Muitas pessoas precisam muito de aplicativos de agenda eu por exemplo sou um que sempre esqueço meus compromissos, mexendo no Ubuntu notei que ele não vem com nenhuma Agenda decente instalada por padrão, por isso resolvi pesquisar e encontrei a agenda KOrganizer do projeto KDE. Vamos a instalação

 


Instalação, vá em Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu, e no campo de pesquisa digite: korgnizer, deve aparecer isso:

  

Instale o Programa


Feito isso vamos para o menu Aplicativos > Escritório > KOrginazer a primeira janelá que se abre é essa:

 

Basicamente ensinarei como criar eventos para nossa agenda agora clique em: Evento + será exibida a janela padrão de inclusão de novos eventos

 

Basta Preencher os campos, selecionar o inicio e o fim do evento. É possível fazer com que nosso evento seja lembrado por mais vezes na semana ou no mês enfim uma recorrência do evento, função muito útil para quem precisa tomar remédios em horários marcados.
 

 

Os alarmes que nos avisaram do nosso evento também podem ser configurados para isso basta selecionarmos a opção lembrete e clicar em avançado
 

 

nessa tela podemos acrescentar mais lembretes selecionar um som para tocar no momento do alarme até executar um aplicativo especifico.

No momento do alarme será mostrada essa janela:
 

 

Uma outra função bem bacana desta agenda é a lista de pendencias muito útil quando se tem muitas coisas para se fazer. Na janela principal clique no botãozinho no canto da barra de tarefas
 


 
será aberta a janela de inserção de novas pendencias:



 
Preencha os dados referentes a sua pendencia lembrando que com a conclusão da mesma e importante marcar a porcentagem de conclusão da pendencia isso fica a critério de cada um definir quantos por cento equivale cada ação de sua pendencia. Também é possível acrescentar anexos para a pendencia tipo documentos de texto, imagens e etc. Nessa tela é possível ajustar a recorrência e o mais legal adicionar participantes.

 





Nessa janela podemos acrescentar participantes que serão avisados por e-mail da evolução de determinada pendencia muito útil para grupos de trabalho.

Após salvar todas as alterações a janela e pendencias passa a mostrar a porcentagem de conclusão de nossa pendencia.
 



Resumo: agenda muito rápida e eficiente, interface bonita, pratica e sem frescuras e sincronia perfeita com o sistema. Muito boa pedida para o Ubuntu.