segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Widgets na Área de Trabalho do Ubuntu


Hoje eu vou mostrar como colocar os famosos Widgets no desktop do Ubuntu. Tem gente que não gosta mais eu gosto muito principalmente os de meteorologia e calendário, no Ubuntu existe um programa chamado Screenlets que instala de maneira rápida e pratica esses programinhas que auxiliam muito em nossa produtividade.

 


Instalação: vamos em Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu, lá no campo de pesquisa digitamos: screenlets. Como padrão em todas as instalações pela Central de Programas clicamos em instalar e pronto.

 

Uma vez instalado podemos ter acesso a ele no menu: Aplicativos > Acessórios > Screenlets
 



Ele é bem simples e fácil de usar, para instalar um widget em nosso desktop apenas precisamos dar um duplo clique no item selecionado na janela a direita. Onde esta escrito instalar podemos acrescentar novos widgets, acrescentar web widgets ou converter um web widget, muito útil pois é possível pegar o código html de um widget como os do Google ou yahoo e converter para o formato aceito pelo Sceenlets.

 

Cada widget tem suas particularidades mais eu vou me adentrar mais especificamente no chamado: ClearWeather, de meteorologia, nesse widget é importante colocarmos o codigo zip de cada cidade Brasileira não é o CEP é um código especial de um site chamado Weather.com para cada cidade existe um código no caso da minha cidade é BRXX1671, para descobrir qual o código de cada cidade devemos no campo de pesquisa escrever o nome de nossa cidade ex.: Curitiba.

 

notem que onde eu grifei na barra de endereços é o código de cada cidade basta copiarmos esse código e inserirmos no campo zip nas propriedades de nosso widget. Outra coisa importante todos os widgets por padrão ficam a frente das janelas eu particularmente não gosto, para desabilitar isso basta clicarmos com o botão direito no widget selecionar janela e depois manter em baixo.

 

Esse é o resultado final.